Capa > Notícias > Viagem e Turismo > Dicas de Viagem > 15 dicas imperdíveis para aproveitar o melhor da Itália!
15 dicas imperdíveis para aproveitar o melhor da Itália!

15 dicas imperdíveis para aproveitar o melhor da Itália!

Primeira vez na Itália? Confira algumas dicas que vão fazer a diferença na sua viagem! Você sabia que lá o café da manhã é repleto de doces? Ou que em agosto não é o melhor mês para visitar o país? Não? Mas não se preocupe! Com a Torres você aproveita muito mais sua viagem!

1 – Café da manhã dos formigões

o-cafe-da-manha-ao-redor-do-mundo3

O café da manhã dos italianos é basicamente doce: pão com geleia e croissant com chocolate ou nutella são os mais consumidos, o café também é saboreado logo de manhã. Os hotéis costumam oferecer doces e salgados no café da manhã, mas só turista come algo diferente, mesmo.

2 – Prefira os vinhos regionais

vinho

Cada região produz seus próprios vinhos e eles geralmente ganham o nome da cidade de origem, além disso, combina com a culinária da região, o paladar é incrível. Na Toscana o Chianti e o Brunello são reis, na Umbria o Sagrantino e o Montefalco Rosso são os mais comuns. O vinho local tem o preço bastante acessível sendo, às vezes, mais barato que um refrigerante.

3 – Águas engarrafadas

Existe uma quantidade imensa de marcas de águas engarrafadas, a maioria leva no rótulo sua composição química com os sais minerais para você escolher qual tomar. Isso é uma coisa muito comum Itália. Águas com gás são encontradas em rótulos azuis (frizzante) e sem gás em rótulos vermelhos (naturale). Em supermercados você vai sempre encontrar garrafas bem maiores pelo preço das pequenas que são vendidas em bares e restaurantes, claro.

4 – Horário das refeições

Na Itália o almoço é servido só depois de meio-dia e os restaurantes fecham em torno de 14:30hs. Para o jantar, não abrem antes das 19h30. As pessoas costumam comer entre 20hs e 21hs e lá os restaurantes fecham as portas no máximo 23hs. Por isso, planeje-se para não passar fome!

5 – Fechado para o almoço

Às 12:30h o comércio e as atrações turísticas normalmente fecham para o almoço. Alguns retornam 14:30hs (como a Basílica de Santa Maria degli Angeli, onde fica a Porciúncula de São Francisco), outros reabrem só às 16hs.

6 – Férias Al Mare

guarda_sol_e_cadeiras

Na semana de 15 de agosto, praticamente o país inteiro para de trabalhar e os italianos saem de férias al mare (pra praia). Não é uma boa época para visitar a Itália, porque você vai encontrar quase tudo fechado. Ir pra uma cidade de praia então nem pensar, tudo lotado e caro.

7 – Gelatos maravilhosos por todos os lugares

vitrine

Os famosos gelatos italianos, mesmo a maioria não sendo mais artesanal, continuam sendo bastante saborosos e vale a pena experimentar, as opções são inúmeras. Os gelatos de fábrica normalmente tem uma plaquinha de nome dos sabores padronizada que você aprende a reconhecer. O preço médio de um copinho pequeno de gelato com 2 sabores é 2 euros.

8 – Passagem de ônibus

Como acontece em algumas cidades aqui no Brasil, na Itália comprando a passagem a bordo você vai pagar um poucomais caro, o melhor é comprar a passagem com antecedência nas lojas de tabaco (Tabacchi) ou centros de informação (quanto tem algum perto das estações de trem).

9 – Estações de ônibus e trem

Pode ser que você não encontre nos trens e ônibus as informações de ponto e nem mapa ou letreiro pra você saber qual é a próxima estação. A solução aqui é  prestar muita atenção para não perder a parada e saber qual é a estação ou ponto anterior à que você tem que descer.

10 – Olhe para os dois lados

romantikus_gorog_varos3_placestoseeinyourlifetime_com_2015

As ruas são bastante estreitas, mas não se engane! Por ali passam carros e você precisa prestar muita atenção, principalmente em curvas.

11 – Troque o Chip para economizar

Existe uma grande variedade de empresas que oferecem o chip internacional. Você pode comprar um chip (SIM card) pro seu telefone se for desbloqueado, com um plano básico e acesso a internet, entre 10-25 euros.

Conheça um pouco mais sobre chips internacionais.

12 – Bebidas em temperatura ambiente

É comum as bebidas serem servidas em temperatura ambiente. O café, por exemplo, é servido morno e não quente como aqui. Já os refrigerantes são consumidos sem gelo.

13 – Comunique-se!

A melhor forma de se comunicar por lá é em italiano, você pode arriscar conversar em português ou espanhol, já que são idiomas semelhantes e eles entendem relativamente bem. Pouquíssimos italianos falam inglês.

14 – Compre tickets de trem facilmente

maquinaspassagemtrem

Compre suas passagens em guichês ou máquinas. As máquinas são simples de usar, tem várias línguas, aceitam dinheiro, voltam troco e também aceitam cartão com chip. Lembrando que você tem que abrir as portas do trem, elas não abrem sozinhas, dependendo do trem tem que puxar uma alavanca ou apertar um botão.

15 – Valide a passagem para não ser multado!

Ainda sobre trens: você compra a passagem e antes de embarcar tem que validar a passagem em uma máquina que vai imprimir o horário. A passagem é válida por um número de horas depois disso. Se você não validar a passagem e embarcar, quando o fiscal te pedir a passagem ele vai te multar. Não jogue fora em hipótese alguma durante a viagem.

Ainda não está em nossa newsletter? Se inscreva no formulário abaixo e receba nossos posts diretamente na sua caixa de e-mail!




*Estes campos precisam ser preenchidos para que possamos manter contato!