Capa > Nossos Destinos > Destinos Nacionais > Bahia > Chapada Diamantina
Chapada Diamantina
Crédito: Thinkstock

Chapada Diamantina

Bem no meio do sertão da Bahia, formada por 57 municípios, fica a imensidão da Chapada Diamantina, um verdadeiro tesouro nacional, repleto de grutas, cavernas, rios, cachoeiras, morros e trilhas abertas entre as rochas há séculos. Depois que o garimpo de diamantes foi proibido em 1996, a região ganhou uma nova forma de exploração, bem menos agressiva: o turismo de aventura, que atrai cada vez mais adeptos encantados com tanta beleza natural. O grande chamariz são as trilhas, que podem exigir muito dos músculos e fôlego, mas compensam com paisagens impressionantes a cada passo.

Atrativos não faltam nesta viagem inesquecível. Um dos pontos mais famosos é o Morro do Pai Inácio, com 1.200 metros de altitude. A Cachoeira da Fumaça, a segunda maior do país, com 340 metros de queda, é outra parada obrigatória. As atrações incluem ainda as belas cidadezinhas que tiveram seu auge no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes e ainda exibem casarios coloniais e ruas de pedra.

Cachoeiras

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Belas e refrescantes, as cachoeiras da Chapada são destaque na lista de atrações. A mais famosa é a Cachoeira da Fumaça, que fica no Vale do Capão e pode ser vista do alto após uma trilha de seis quilômetros. As águas caem de 340 metros e viram vapor antes de tocar o solo. A Cachoeira do Sossego fica na cidade de Lençóis, e pode ser acessada por uma trilha de sete quilômetros feita na beira do rio Ribeirão. Já Cachoeira do Buracão fica no sul do parque da Chapada e tem 85 metros de altura.

Grutas

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Outra atração muito popular é o passeio em grutas. A Lapa Doce tem 27 quilômetros de extensão mapeados e 850 metros abertos para visitação. Ali fica um lago subterrâneo com mais de 130 metros de profundidade. Na Gruta Pratinha você pode tomar banho em águas cristalinas, com colete para flutuação, na companhia de tartarugas e peixes. A Gruta Torrinha guarda o Salão das Flores, câmara com rochas modeladas em aragonita (forma cristalina do carbonato de cálcio) e a Passagem da Francesa, uma fenda de mais 13 quilômetros.

Poços

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Paradas obrigatórias, os poços do Diabo, Encantado e Azul oferecem águas refrescantes após a caminhada. O primeiro ganhou esse nome pelas águas avermelhadas do rio Mucugezinho e também porque os coronéis do garimpo jogavam ali os escravos fugitivos. O Encantado fica escondido no fundo de uma caverna e é acessível com o auxílio de cordas improvisadas. As águas azuladas formam um espelho gigante, mas não é permitido nadar. No Poço Azul os turistas podem flutuar com coletes.

Morro do Pai Inácio

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Uma subida de 20 minutos apresenta um dos cenários mais deslumbrantes da Chapada a uma altitude de quase 1.200 metros. A lenda diz que o escravo Pai Inácio se apaixonou pela sinhazinha e teve de fugir. Encontrado no alto do morro, saltou com a sombrinha da amada. O morro fica no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras.

Centro Histórico de Lençóis

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

A principal porta de entrada para a Chapada, Lençóis teve seu Centro Histórico tombado pelo Iphan nos anos 70. O local reúne várias casas coloniais com lampiões na fachada e ruas tranquilas de pedras.

E aí, vamos conhecer a bela Chapada Diamantina? Preencha o formulário e solicite sua cotação!

Para garantir a melhor viagem possível precisamos estar cientes de o que você procura.
Para isso sugerimos que seja o mais claro possível. Como em qualquer relacionamento, comunicação é fundamental. Não tenha medo de fazer perguntas, compartilhar suas preocupações e dar voz aos seus desejos pois são estas informações que ajudarão a nossa equipe a planejar a viagem certa!

Nome*:
E-mail*:
Telefone com DDD*:

Destino*: Este destinoOutro destino
Se você marcou "Outro destino", nos informe qual:
Data de saída*: Data de retorno*:

Número de passageiros*:
adultos e crianças com idade até 11 anos.
No caso de viagem com crianças, qual idade elas terão na data de embarque? (Essa informação é necessária para a cotação):

Quanto você pretende investir nessa viagem (por pessoa)?

Quais são suas expectativas para essa viagem?