Capa > Nosso entorno > Cheia de encanto…
Cheia de encanto…

Cheia de encanto…

Cantada em prosa e verso por suas flores e encantos, Piracicaba chega aos 249 anos com a beleza e simpatia de uma cidade interiorana, aliada ao desenvolvimento e dinamismo comuns aos grandes centros.

É certo que muita coisa mudou ao longo do tempo e a cidade de hoje é bem diferente daquela descrita por Brazílio Machado Neto, no poema A Noiva da Colina, de 1886. “Sacode os ombros nus/ ó Noiva da Colina/Que a luz da madrugada encheu o largo céu/ E arranca-te das mãos o manto da neblina/ Que ondula sobre o rio, enorme e solto véu”. Porém, não restam dúvidas que a Piracicaba de hoje é tudo isso e mais um pouco. Seus prédios, universidades e indústrias denotam o potencial e avanço atingidos ao longo do tempo; a cidade é pujante e madura. Do outro lado temos os ranchos à beira-rio, Tanquã, o Salto e o Parque da Rua do Porto – entre tantos outros pontos turísticos – que destacam o charme e a beleza da nossa terra. Há quem diga que o piracicabano é bairrista, mas com tudo isso, teria como não ser?

A certeza de dias melhores e o retorno do crescimento econômico e geração de empregos são unanimidades entre diretores de algumas das mais importantes entidades da cidade. “Por mais que o momento não seja dos melhores, penso que em até um ano e meio a situação se normalize e a economia volte a proporcionar os bons resultados de anos anteriores”, afirmou Euclides Libardi, presidente do Simespi (sindicato patronal da indústria). Já o governador Geraldo Alckmin (PSDB) destacou a qualidade de vida que têm os piracicabanos. “Não há melhor maneira de comemorar a história e as realizações deste povo arrojado do que trabalhar com dedicação e eficiência para o seu desenvolvimento e para a elevação de sua tão conhecida qualidade de vida”, disse.

Piracicaba é feita por gente simples e humilde, que é caipira com orgulho, que pode ser vista a cada esquina, e o Centro é o melhor lugar para encontrar figuras assim. Gente como o aposentado Atílio de Andrade que, aos 87 anos, faz a alegria das crianças transportando-as pela praça José Bonifácio em sua charretinha. São histórias como estas que o Jornal de Piracicaba preparou para o leitor em comemoração a estes felizes 249 anos da Piracicaba que amamos tanto.

Matéria original do Jornal de Piracicaba. Fonte: http://www.jornaldepiracicaba.com.br/cidade/2016/08/piracicaba_chega_aos_249_anos_com_novo_ciclo_de_crescimento