Capa > Notícias > Curiosidade: Tradições Juninas
Curiosidade: Tradições Juninas

Curiosidade: Tradições Juninas

Se você já participou de uma festa junina sabe muito bem quais são os elementos que não podem faltar na festa, mas será que você sabe o que representa cada componente presente ali? Conheça o significado e a origem da fogueira, quadrilha, balões, das bandeirinhas e outros.

Fogueiras

Fogueira

A festa é realizada em volta das fogueiras desde antigamente para simbolizar a proteção contra maus espíritos e para agradecer a prosperidade das plantações e da farta colheita. Já que a festa junina acontece em um mês frio, as pessoas querem ficar bem aquecidas, por isso ficam bem próximas às fogueiras. Cada santo junino tem sua fogueira, sendo a quadrada de santo Antônio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.

Quadrilha

Quadrilha

Também faz parte da festa junina a quadrilha, que surgiu no Brasil por volta do século XIX, trazida pelos camponeses europeus, o nome da dança era campesine, chegando aqui ela se fundiu com a cultura de nosso país, tornando-se a tão popular quadrilha. Na época o Brasil estava passando pelo período de colonização, por isso os principais elementos da dança vieram de Portugal e da França. Os vestidos rodados representavam a riqueza da corte Portuguesa e os passos da dança embalados pelo sotaque Francês como anarriê, avancê, tour. A quadrilha representa os principais aspectos da vida no meio rural e também é uma comemoração pela boa colheita.

Balões

Balão

A tradição de soltar balões veio de Portugal, lá era comum soltarem 5 balões para anunciar o começo da festa junina. Além disso, era uma homenagear aos santos, por pedidos atendidos, geralmente de namoro ou casamento. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.

Fogos de artifício

Fogos

Segundo a tradição popular, os fogos servem para acordar São João e serve também para espantar os maus sentimentos. Com origem em Portugal, o ritual dos fogos é bastante comum aqui no Brasil, principalmente na região Nordeste.

Bandeirinhas

SONY DSC

O surgimento das bandeirinhas se deu em razão de homenagear os três santos da festa junina: São João, Santo Antônio e São Pedro, suas imagens eram pregadas nas bandeirinhas para serem contempladas durante a festa. Desta forma, as bandeirinhas passaram a ser menores e coloridas para enfeitar e alegrar o ambiente.

Comidas típicas

Comida Típica

Para comemorar a fartura da colheita, todos os pratos eram preparados com alimentos produzidos no campo. Grande parte dos doces, bolos e salgados são feitos partir do milho, como a pamonha, curau, canjica, cuscuz e pipoca. Também fazem parte do cardápio o arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Alguns costumes de Festa Junina

– Quermesses: realizadas principalmente na região Sudeste. Possuem quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.

– Festa Junina Nordestina: forró, baião e xote são estilos musicais presentes nas festas. As comidas e bebidas típicas também marcam presença.

– Em Portugal: os costumes principais são: marchas populares, foguetes, sardinha assada.

Está pensando em curtir a melhor festa junina do Brasil? Então confira os melhores destinos para curtir a festa junina.

Inscreva-se nem nossa newsleter e receba novidades, dicas de viagem e promoções especiais!




*Estes campos precisam ser preenchidos para que possamos manter contato!