Capa > Notícias > Viagem e Turismo > Dicas de Viagem > Dia dos Mortos é comemorado com alegres festas no México
Dia dos Mortos é comemorado com alegres festas no México

Dia dos Mortos é comemorado com alegres festas no México

Em alguns países da América Central, principalmente no México e em algumas regiões dos Estados Unidos, o feriado de Finados, dia 02 de novembro, não representa apenas um dia de lembranças e saudades dos que partiram dessa vida. É também um dia de festa celebrado com músicas, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria.

No México, a festividade do “Día de Muertos” é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Lá a comemoração é realizada em dois dias, que coincidem com as celebrações católicas dos dias de Todos os Santos (01) e Finados (02).

Caveira: Vida, morte e sátira

jose-guadalupe-posada3

La Catrina

As celebrações do dia dos mortos, em algumas culturas pré-hispânicas – civilizações nativas da América antes da chegada de Cristóvão Colombo – já existem a mais de 3000 anos.

Dedicadas as crianças e aos parentes mortos, as festas eram regidas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a ‘Dama de la Muerte’ (dama da morte), atualmente relacionada com a personagem ‘La Catrina’, do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada (1852-1913).

La Catrina’ é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas européias.

Daí a idéia daquelas famosas caveiras mexicanas, estampadas em várias camisetas e objetos, que tiveram origem nessa festividade. Existem outros diversos tipos de caveiras e cada uma tem um significado.

11030129. Puebla, Puebla.- En conmemoración del Día de muertos, se colocó una ofrenda monumental con calaveras de papel mache realizadas por artesanos locales, hoy en el patio del Palacio Municipal de Puebla. NOTIMEX/FOTO/CARLOS PACHECO/CPP/HUM/

11030129. Puebla, Puebla.- En conmemoración del Día de muertos, se colocó una ofrenda monumental con calaveras de papel mache realizadas por artesanos locales, hoy en el patio del Palacio Municipal de Puebla.
NOTIMEX/FOTO/CARLOS PACHECO/CPP/HUM/

Cheios de criatividade, os artistas dão vida às caveiras: vestidas de gala, a cavalo, em bicicleta e até estampadas com mensagens sociais e políticas. Na festa, existem caveirinhas, que estão em ilustrações, artesanatos cerâmicos e até em forma de doce.

Símbolos

foto11

Calaveras de dulce

  • Calaveras de dulce São doces em formato de caveira, feitos de açúcar ou chocolate. A maioria das caveiras doces tem escrito o nome do morto. Mas, para fazer piadinhas com os amigos, alguns engraçadinhos escrevem nome de vivos.
  • Flores – No México também há o costume de limpar e enfeitar os túmulos dos entes queridos. Belíssimas flores fazem parte da decoração, com destaque para o Crisântemo, conhecida por nós brasileiros como “flor de defunto”. Os mexicanos acreditam que essa flor, lá chamada de Cempasúchitl ou Flor de cuatrocientos pélalos, atrai e guia a alma dos mortos.
  • Pan de muertos – É um pão doce, adornado com figuras ou com a própria massa e polvilhado de açúcar. O pão só é consumido no dia 02 de novembro, exatamente por estar associado à celebração do ‘Día de Muertos.
  • Altares e oferendas – As famílias tem o costume de montar altares em sua própria casa, com fotos dos mortos, enfeites, oferendas como comidas, bebidas e brinquedos. Na cultura mexicana, acredita-se que a alma das crianças volte no dia 01 de novembro e que a dos adultos volte no dia 02.

Turismo

Em Aguascalientes, uma grande festa celebra os mortos / Foto: Divulgação VisitMexico.com

Em Aguascalientes, uma grande festa celebra os mortos / Foto: Divulgação VisitMexico.com

A celebração atrai os olhares de milhões de pessoas anualmente por conta da tradição milenar e da originalidade. O ‘Día de muertos’ é uma das atrações mais esperadas durante todo o ano pelo turismo mexicano e se tornou motivo de viagem pelo país e à capital mexicana com diferentes objetivos, de estudos antropológicos e históricos a passeios culturais ou simples diversão. A partir de 2016, o país conta com uma parada oficial do ‘Día de muertos’ na Cidade do México, que acontece na semana do dia 2.

Ainda não faz parte de nossa Newsletter? Então se inscreva através do formulário abaixo e receba diretamente no seu e-mail todos os nossos conteúdos!




*Estes campos precisam ser preenchidos para que possamos manter contato!