Jerusalém
Crédito: Thinkstock

Jerusalém

Considerada cidade sagrada para as três principais religiões monoteístas – judaísmo, islamismo e cristianismo, Jerusalém é dividida entre Cidade Velha (limitada pelas muralhas) e Cidade Nova (lado de fora dos muros). Na Cidade Velha ficam os locais mais sagrados para judeus, muçulmanos e cristãos: o Muro das Lamentações, a Mesquita do Domo da Rocha e a Via Sacra. Já a Cidade Nova guarda tesouros como o sítio arqueológico da Cidadela de Davi e o Jardim das Oliveiras.

Conhecer Jerusalém é uma experiência inesquecível. Além de sua importância religiosa, é rica em cultura, arte e história. Embarque em uma viagem por essa terra fascinante:

Via Sacra

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

O caminho feito por Jesus entre o momento de sua condenação e o sepultamento é repetido por cristãos de todo o mundo. O local exato se perdeu com o tempo, mas a trilha hoje delineada segue a tradição bizantina de 14 passos. O início fica na Igreja da Flagelação, construída sobre o Praetorium de Pôncio Pilatos, e se encerra na Igreja do Santo Sepulcro.

Igreja do Santo Sepulcro

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

O templo mais sagrado do cristianismo em Jerusalém foi construído sobre o que se acredita ser o lugar do Calvário de Jesus, onde ele teria sido crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Páscoa. Constitui um dos locais mais sagrados da cristandade. É a última estação da Via Sacra. Na época de Jesus, o local ficava fora das muralhas da cidade. Para entrar, é preciso vestir-se com recato, cobrindo braços e a cabeça com um véu, para as mulheres.

Igreja e Monastério da Dormição

Igreja e Monastério da Dormição

Crédito: Thinkstock

Uma das crenças sobre morte de Maria, mãe de Jesus, é de que a Virgem não teria de fato morrido, mas ascendido aos céus, num sono eterno. O local onde Maria teria caído em seu sono é celebrado na Igreja da Dormição, no Monte Sião. O templo foi construído entre os séculos 19 e 20 e está sob guarda dos beneditinos desde 1910.

Monte das Oliveiras

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Para os judeus, este será o lugar onde o Messias retornará no Dia do Julgamento. Para os Cristãos, é o lugar onde Jesus subiu ao céu. O monte possui belas igrejas, como a de Todas as Nações, que fica ao lado do Getsêmani, jardim onde Jesus foi preso. Outro ponto muito visitado é a Tumba da Virgem Maria, datada do século 12.

Monte do Templo

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Este é o terceiro ponto mais importante de peregrinação para muçulmanos (atrás de Mecca e Medina). Lá ficava o Templo de Salomão, que foi destruído pelos romanos. Dentro do complexo estão as mesquitas do Domo da Rocha e El-Aqsa. Não muçulmanos podem entrar somente pelo portão de Bab al Maghariba.

Muro das Lamentações

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

É um pedaço de 55 metros de largura que restou do muro de sustentação do Monte do Templo, sobre o qual ficava o Templo de Salomão (Segundo Templo), destruído no ano 68 pelos romanos. Desde então, o Kotel HaMa’aravi, como é chamado em hebraico, passou a ser o lugar mais sagrado do mundo para os judeus. Diariamente pessoas rezam, choram e escrevem pedidos em bilhetes de papel, que colocam nas frestas.

Torre e tumba de Davi

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

A cidadela que fica à direita do portão de Jaffa data do século 1 e já serviu de palácio para Herodes. O lugar passou por tantas mãos que, na vez dos bizantinos, foi confundido com o Palácio do Rei Davi, daí o nome “Torre de Davi”. Hoje funciona como museu. Já o local conhecido como a Tumba do Rei Davi, fica no Monte Sião. No entanto, o fato do rei judeu ter sido enterrado no local ainda é controverso.

Vale de Kidron

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

É a parte mais antiga de toda a Jerusalém, onde está a Cidade de Davi, povoado cananeu conquistado pelo rei Davi há 3 mil anos. Os primeiros sinais da cidade fortificada datam de 4 mil anos, época de Abraão. O complexo foi aberto para visitação há alguns anos. Em destaque está o Túnel de Hezekiah, tubulação construída em 700 a.C. para levar água das fontes de Gihon para as piscinas de Shiloé.

Museus

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Se você gosta de História, poderá se perder entre os muitos museus de Jerusalém. O Museu de Israel é composto por vários prédios e entre eles há um jardim de esculturas com Rodin e Picasso. O Museu do Livro, que fica dentro do Museu de Israel, tem formato de um rolo de pergaminho e guarda os Manuscritos do Mar Morto. Outro ponto alto é a Maquete de Jerusalém, retratando a cidade pouco antes da destruição do Templo. Já o Museu do Holocausto conta a história do massacre de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ambos museus ficam na Cidade Nova.

Mercados

Crédito: Thinkstock

Crédito: Thinkstock

Os souqs (mercados, em árabe) da Cidade Velha são uma atração à parte, formados por conquistadores árabes que estabeleceram seus bazares. Por ali são vendidas especiarias, tecidos, objetos de decoração, joias e alimentos. Aproveite e aprecie a culinária local em lugares que vendem kebabs, doces e falaféis.

Cenáculo

Cenáculo

O local exato onde ocorreu a Última Ceia, quando Jesus Cristo e seus apóstolos celebraram a comunhão com pão e vinho para a Páscoa judaica, é desconhecido, mas uma pequena sala na Igreja de Santa Maria do Monte Sião, construída pelos cruzados no século 12 e reconstruída por franciscanos no século 14, ficou popularmente conhecida por ter sido o lugar do encontro de Jesus e os apóstolos. O Cenáculo fica próximo ao portão de Zion, do lado de fora da Cidade Velha.

Quer conhecer Jerusalém? Preencha o formulário abaixo com as informações necessárias e solicite uma cotação!

Para garantir a melhor viagem possível precisamos estar cientes de o que você procura.
Para isso sugerimos que seja o mais claro possível. Como em qualquer relacionamento, comunicação é fundamental. Não tenha medo de fazer perguntas, compartilhar suas preocupações e dar voz aos seus desejos pois são estas informações que ajudarão a nossa equipe a planejar a viagem certa!

Nome*:
E-mail*:
Telefone com DDD*:

Destino*: Este destinoOutro destino
Se você marcou "Outro destino", nos informe qual:
Data de saída*: Data de retorno*:

Número de passageiros*:
adultos e crianças com idade até 11 anos.
No caso de viagem com crianças, qual idade elas terão na data de embarque? (Essa informação é necessária para a cotação):

Quanto você pretende investir nessa viagem (por pessoa)?

Quais são suas expectativas para essa viagem?


Salvar