Mariana
Praça Gomes Freire

Mariana

Para homenagear o mineiro Tiradentes, durante esse mês você está conhecendo as cidades históricas de Minas Gerais. No último post você ficou sabendo um pouco mais da história de Diamantina e hoje é o dia de explorar Mariana, uma cidade de grande importância para o estado de Minas e que faz parte do Circuito Estrada Real – Rota idealizada pela Coroa Portuguesa para oficializar o caminho do ouro e do diamante de MG até os portos do RJ.

Fundada em 1711, a cidade de Mariana tem muito valor para Minas Gerais, pois foi a primeira vila e a primeira capital do estado. Não perca a oportunidade de visitá-la e contemplar sua arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e rua. Mariana também faz parte do Circuito Estrada Real.

Mina da Passagem

Mina da passagem

A mina da passagem é considerada a maior mina de ouro do mundo aberta para visitação do público. Durante a visita, você irá conhecer as galerias subterrâneas, o percurso é feito de trolley, um carrinho próprio para andar sobre os trilhos. A mina chega 315m de extensão e 120m de profundidade, onde é possível observar um lago natural.

Praça Gomes Freire

Praça Gomes Freire

Praça Gomes Freire

O nome da praça é em homenagem ao médico e político Gomes Henrique Freire de Andrade, que nasceu em Mariana em 1865. Ao passar por reformas, a praça ganhou um novo estilo recebendo lago, ponte, coreto, jardins e canteiros geométricos. Quando estiver na praça não deixe de contemplar os prédios históricos que estão ao seu redor.

Catedral Nossa Senhora da Assunção (Sé)

Igreja da Sé de Mariana

A catedral é a matriz mais antiga da cidade e um dos mais belos monumentos religiosos do Brasil Colonial. Construída por volta de 1750, a igreja foi trabalhada por dois grandes representantes da arte barroca: José Pereira Arouca e Manoel Francisco Lisboa. Aleijadinho, filho de Manoel também contribuiu na criação de algumas esculturas.

No próximo post você conhecerá a antiga Vila Rica, que hoje é a cidade de Ouro Preto, que também integra o Circuito Rota do Ouro. Se inscreva na nossa Newsletter pelo formulário abaixo e aproveite para receber todas as novidades diretamente por e-mail!

Nome*:
E-mail*:
Telefone*:
*Estes campos precisam ser preenchidos para que possamos manter contato!

Outras informações: