A Rua do Porto ficou lotada de turistas na última sexta-feira (03/04) para o almoço tradicional da Sexta-feira da Paixão.
A data é a mais esperada pelos comerciantes, que começaram a se preparar para atender a demanda dos consumidores semanas antes.
A avenida Beira Rio ficou congestionada e os motoristas precisaram ter paciência para estacionar os carros.
Quem não fez reserva antes teve que esperar alguns minutos para conseguir uma mesa.
A maioria dos turistas veio de cidades próximas a Piracicaba, como Charqueada, Americana, Rio das Pedras, Rio Claro e Campinas, para almoçar e passar a tarde na cidade.
Proprietário de um dos restaurantes da Rua do Porto, Fernando Bera contratou mais dez pessoas para auxiliar os garçons no atendimento. Os preparativos no estabelecimento dele começaram duas semanas atrás, com a preparação dos bolinhos de bacalhau, treinamento da mão de obra e compra dos produtos.
“É a melhor data para a Rua do Porto, que é referência na região quando se trata de peixe. As reservas para a data começaram a ser feitas no começo do ano e o time de funcionários precisou ser reforçado para o atendimento continuar com excelência”, disse.
Lombo de filhote, posta de filhote e espeto de pintado são os pratos mais pedidos no restaurante de Bera.
A vendedora Adriana dos Reis, de 42 anos, trouxe os irmãos, primos e cunhados pela segunda vez para almoçar na Rua do Porto. “Viemos no ano passado para conhecer a cidade e adoramos. O atendimento é ótimo e o visual do rio é maravilhoso, não tem como não voltar.”
A aposentada Maria Inês Petrucci, de 65 anos, mora em Americana atualmente, mas viveu em Piracicaba durante dez anos. Sempre que tem oportunidade, ela vem para a cidade passear junto com a família. “Adoro Piracicaba e um dia pretendo voltar a morar aqui. Os restaurantes da Rua do Porto são maravilhosos, a comida é muito boa, e a cidade em si tem muitas opções de lazer. Todos os feriados trago a família prá cá”, afirmou.
O mecânico Wladinei Diniz, de 47 anos, fez a reserva por telefone para garantir uma mesa com vista para o rio Piracicaba. Ele veio de Americana acompanhado pela esposa, filhas e genro para almoçar lombo de filhote, um dos pratos mais pedidos. “O lugar é muito agradável e a comida ótima. Os restaurantes são famosos e tradicionais, e estão sempre muito lotados nos feriados, por isso quis garantir a mesa antes. Mas vale a pena vir prá cá, é um passeio diferente para tirar a família da rotina”, disse.
Administrador de empresas, Alex Campos, de 39 anos, veio de Jaguariúna com mais 15 familiares para almoçar na Rua do Porto. Ele já conhece a cidade e sempre aproveita as folgas para passear em Piracicaba. “Jaguariúna é perto daqui, são aproximadamente 90 quilômetros de distância, e Piracicaba tem opções gastronômicas mais interessantes. A cidade está acostumada a receber turistas, então o atendimento é bom, os comerciantes são atenciosos e isso faz diferença para o consumidor”, afirmou.
Artigo por: Carolina Gavioli
Fotos: Amanda Vieira/JP e Claudinho Coradini/JP
Publicado originalmente em: http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot=226984