Capa > Notícias > Viagem e Turismo > Dicas de Viagem > Visitando a capital das Bruxas no Halloween
Visitando a capital das Bruxas no Halloween

Visitando a capital das Bruxas no Halloween

Você pode até não acreditar em bruxas, mas não tem como não entrar no clima arrepiante do Halloween. Nessa festa, horror e humor se misturam e o mais legal é aproveitar muito! Nessa viagem, vamos visitar uma cidade muito acolhedora, porém com uma história bem macabra!

A charmosa Salem, localizada a 25 km de Boston, ganhou fama quando, em janeiro de 1692, um triste episódio tomou conta da população e muitas mulheres e homens foram condenados à morte acusados de bruxaria.

O episódio conhecido como o julgamento das bruxas de Salem, ocorrido entre junho e setembro de 1692, iniciou com um surto de histeria coletiva das jovens Elizabeth Parris e Abigail Williams, após ouvirem histórias de vodu contatadas pela escrava Tituba. A partir deste momento, várias meninas da comunidade começaram a apresentar os mesmos sintomas e foram diagnosticadas como sendo vítimas de bruxarias. Assim começou a caça às bruxas na cidade e uma série de julgamentos que levaram a mortes terríveis.

salem-ma

(Fonte: Monique Renne, Melhores Destinos, http://guia.melhoresdestinos.com.br/salem-ma-160-3886-l.html)

Poucos anos depois, a comunidade reconheceu erros naqueles julgamentos. O acontecimento rendeu boas adaptações no cinema, como o filme “As Bruxas de Salem”, de 1996, estrelado por Daniel Day-Lewis e Winona Ryder, com roteiro de Arthur Miller.

Circular pelas ruas da cidade é como se sentir em uma eterna festa de Halloween. Bruxas, poções mágicas, caveiras e dragões estão espalhados por todas as vitrines. São tantos museus que se predispõe a contar como surgiram as Bruxas de Salem que é até difícil escolher por um deles.

salem-witch-museum-5

Salem Witch Museum, Salem

Os espaços apresentam cenários com bonecos que recriam os fatos da época. É o caso do Salem Witch Museum, Witch History Museum, Witch Dungeon Museum, Salem Wax Museum e até do New England Pirate Museum (que lembra os tempos em que Salem era uma importante zona portuária). Todos são muito semelhantes na forma como apresentam o material. É um passeio didático e divertido mas, se você quer conhecer um museu mesmo, vale a visita ao Peabody Essex Museum, este sim, um “senhor” museu de arte com um ótimo acervo.

No Brasil, algumas cidades também são casa das bruxinhas e uma boa opção para quem quer curtir o Halloween à caráter! Florianópolis, por exemplo, capital de Santa Catarina, é conhecida como Ilha da Magia, e não é só por suas belas praias e paisagens, não!

capa_praias-de-floripa-credito-carlos-eduardo-joos-zarpo

A Ilha da Magia encanta o viajante: todo mundo quer voltar!

A história de Florianópolis é cheia de mitos e lendas. Tem um rico folclore que, apesar do crescimento da ilha e de abrigar moradores vindos de diversas partes do mundo, ainda é difundido pelos nativos, antigos moradores e por seus descendentes – e também cultivado e respeitados por quem escolheu a ilha para viver.

As bruxas são a figura principal de lendas e entre as histórias mais comuns estão as de que elas assustavam os pescadores, roubavam seus barcos e brincavam com as suas tarrafas. Contam ainda que uma de suas diversões favoritas era dar nós nas crinas dos cavalos. Há, inclusive, alguns rituais para que se reconheça uma bruxa, um deles diz que quando uma bruxa é apresentada à alguém ela estende a mão esquerda para cumprimentar. As bruxas de Floripa tem bastante concorrência: a ilha é cheia de lendas de lobisomens, fantasmas e luzes misteriosas.

E aí, pronto pra comemora o Halloween com estilo? Assine nossa Newsletter e receba antes as novidades e promoções da Torres!




*Estes campos precisam ser preenchidos para que possamos manter contato!